Central Integrada de Atendimento: 27 3062.2282
banner

» Especialidades » Ortopedia Pediátrica

roges1

O que é?

A Ortopedia Pediátrica é a origem da ortopedia (orthos- correção; paedis- criança), sendo ela a área mais abrangente de todas as subespecialidades ortopédicas incluindo toda a variabilidade de doenças e traumas que acometem as crianças e os adolescentes.

Histórico

Durante muitos anos o atendimento da criança ficou a cargo do ortopedista generalista, sobretudo quando o problema em questão se resumia às fraturas.

Com o passar do tempo foi se averiguando dentro da comunidade ortopédica a necessidade de se focar nas doenças típicas da infância as quais, se adequadamente identificadas e tratadas, reduziriam significativamente as sequelas na fase adulta, bem como melhorariam a qualidade de vida das crianças e também de seus pais.

Houve, por isso, um envolvimento de diversos ícones da ortopedia nacional com as mazelas da infância, culminando no surgimento, em 1989, do Comitê de Ortopedia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Já em 1995 o Comitê deu origem à Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica (SBOP) que atua na organização de jornadas, campanhas, encontros sociais e eventos científicos com destaque para o Congresso Brasileiro de Ortopedia Pediátrica (CBOT) e o Traumatologia Ortopédica Infantil: atualização (TROIA).

Portanto, a especialidade em ortopedia pediátrica envolve profissionais cada vez mais qualificados para o atendimento da população no seu início de vida, com o objetivo de atuar de forma abrangente tanto na prevenção como no tratamento dos problemas típicos da idade,  tendo profissionais focados no crescimento e melhoria constante do aprendizado para, assim, proporcionar as melhores condições possíveis para o desenvolvimento osteomuscular adequado. O nome do nosso especialista é o Dr. Roger Pagotto.