Central Integrada de Atendimento: 27 3062.2282
banner

» Especialidades » Cirurgia do Joelho

victomazzini2
As patologias do joelho englobam um grande número de variáveis, de forma que os pacientes são afetados das mais diversas formas e em todas as idades, desde crianças até idosos.

Lesões ligamentares

As lesões ligamentares ocorrem, em sua maioria, em pacientes jovens, praticantes de atividades esportivas, na qual se destaca a lesão do ligamento cruzado anterior, muito comum  em jogadores de futebol .

A reconstrução deste ligamento é hoje umas das cirurgias ortopédicas de maior sucesso na atualidade, com retorno as atividades esportivas próximas de 90 %.

Lesões meniscais

O menisco tem a função de “amortecedor”  em nosso joelho, Sua principal função, portanto, é absorver o impacto e distribuir a carga corporal de forma uniforme. A lesão meniscal acontece, na maioria dos casos após uma entorse do joelho. O paciente irá queixar-se de dor localizada no joelho, estalidos durante a movimentação  e até mesmo travamento da articulação. Nesses casos o tratamento de escolha é cirúrgico com reparação da lesão ou a simples retirada do fragmento lesionado.

A recuperação das cirurgias do menisco costuma ser rápida com retorno aos esportes em um período curto.

Ósteo artrose

Já nos pacientes acima de 40 anos, começa-se a se observar um aumento nas patologias degenerativas do joelho, entre as quais a artrose é a principal delas . Este processo de desgaste da cartilagem articular associado com processo inflamatório (artrite/artrose) pode se dar de maneira desconhecida, (artrose primária ) ou como consequência a uma determinada doença(artrite reumatoide , por exemplo) ou com sequela de uma fratura na articulação do joelho(artrose secundária traumática) .

Seu tratamento consiste em, primariamente, exercícios físicos específicos que visam desenvolvimento da musculatura ao redor da articulação e alongamento da musculatura ao redor da mesma, assim como adequação do paciente às atividades cotidianas  (mudança de hábitos ).

Outras formas de tratamento são a fisioterapia das mais diversas formas, e a viscosuplementação, na forma de aplicações intrarticulares

Como tratamento de salvação da articulação do joelho, em casos graves de artrose ou de dor intratável ocasionada por esta, lançamos mão das artroplastias do joelho . Estas podem ser individualizadas conforme o caso, sendo estas as próteses unicompartimentais, bicompartimentais ou tricompartimentais, das quais a última é mais utilizada atualmente.

Seus resultados são excelentes com melhora da dor e função da articulação, devolvendo ao paciente a qualidade de vida, outrora perdida em virtude das limitações impostas pela artrose de joelho.O nome do nosso especialista é o Dr. Victo Mazzini.