Central Integrada de Atendimento: 27 3062.2282
banner

» Especialidades » Cirurgia de Trauma / Fixador Externo

400dpiLogo (corte 1)

O que é TRAUMA?

A palavra “trauma”, do ponto de vista semântico, vem do grego trauma (plural: traumatos, traumas), cujo significado é “ferida”.

Trauma seria um conjunto de perturbações causadas subitamente por um agente físico, de etiologia, natureza e extensão muito variadas, podendo estar situadas nos diferentes segmentos corpóreos.

História da SBTO

Atendendo a uma antiga reinvindicação de ortopedistas ligados à área de Traumatologia, foi criado o Comitê de Trauma da SBOT em 1995. Apenas em 1997 esse comitê foi regularizado como SOCIEDADE BRASILEIRA DE TRAUMA ORTOPÉDICO.

Importância da especialidade

Trauma é a terceira causa de morte no País. Nas regiões sul e sudeste, onde o número de pessoas com mais idade é maior, ele ocupa o terceiro lugar entre as causas de mortalidade, precedido apenas pelas doenças cardiovasculares e neoplasias malignas. Nas regiões norte e nordeste, o traumatismo é a segunda causa de morte e atinge, especialmente, os mais jovens.

A Formação do Especialista

Além dos seis anos de faculdade de medicina, o Cirurgião do trauma ortopédico necessita de 4 a 5 anos de especialização para sua formação. Apenas 7 serviços no país são regularizados pela Sociedade Brasileira de Trauma Otopédico (SBTO) para a capacitação deste profissional. O nome do nosso especialista é Dr. Cristiano Maia.