Cisto Sinovial do punho

Os cistos sinoviais são abaulamentos que aparecem nas regiões palmar ou dorsal do punho. Eles assemelham-se a um balão e são preenchidos por uma substância gelatinosa. O cisto sinovial pode surgir profundamente, a partir da cápsula da articulação do punho ou mais superficialmente, a partir da bainha que reveste os tendões. Existem algumas teorias para sua causa, mas nenhuma delas é completamente aceita, de modo que a causa real ainda é desconhecida. Estes cistos ocorrem em pacientes de todas as idades e podem surgir em ambos os lados ou em mais de um local no mesmo punho.

É bastante comum que esses cistos mudem de tamanho ou até mesmo desapareçam completamente, e eles podem ou não ser dolorosos.

Apesar do nome, não têm nada a ver com outros cistos, como o de mama ou ovário por exemplo. Eles normalmente são ovais ou redondos e podem ser suaves ou mais firmes. O diagnóstico é muitas vezes feito somente com o exame clínico, mas radiografias ou ultrassonografias podem ser solicitadas. Em alguns casos, pode ser necessária a ressonância magnética.

O tratamento muitas vezes é apenas clínico. Em muitos casos, pode ser necessário apenas realizar acompanhamento periódico da evolução do cisto, especialmente se eles são indolores, até porque muitas vezes eles desaparecem espontaneamente. O médico pode lançar mão do uso de órteses e de medicação anti-inflamatória para diminuir a dor associada com as atividades. A aspiração do cisto pode ser realizada através da colocação de uma agulha no interior do mesmo, seguida ou não da injeção de corticóides, mas a recidiva é comum.

O tratamento cirúrgico, consiste na remoção do cisto, juntamente com uma porção da cápsula articular ou da bainha do tendão. Este procedimento pode ser realizado tanto por via aberta, através de uma pequena incisão, quanto pela via artroscópica (para cistos articulares). Os resultados para ambas as técnicas são muito bons, mas ainda há a possibilidade de recidiva, mesmo quando o procedimento foi bem realizado.

_______9114572